Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alimentação e Prevenção de Câncer

alimentacao
Alimentos naturais estão entre as fontes de nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças - Foto: IPE Saúde / Divulgação
Com o aumento na expectativa de vida da população, é esperado que surjam mais casos de câncer. Contudo, o desenvolvimento da doença não depende somente de fatores como a idade e o histórico familiar. Encontra-se também vinculado ao estilo de vida das pessoas. Por isso, fala-se na importância da prevenção.

Entre as formas mais acessíveis a todos para evitar o surgimento do câncer estão os nossos hábitos de vida, como a alimentação, os exercícios físicos e uso de substâncias nocivas.

O modo como nutrimos nosso corpo é um dos elementos mais relevantes para a manutenção da saúde. A alimentação saudável, que ajuda nossas células, deve ter como base aquilo que “a bisavó chamaria de comida”, para dizer de modo informal. Ou seja, alimentos na forma em que eles são dados pela natureza, como frutas e vegetais crus bem lavados, grãos e cereais cozidos no vapor ou na água sem aditivos, corantes ou produtos industrializados. No caso de consumo de proteína, prefira carnes magras, peixes e ovos cozidos e não fritos.

As escolhas alimentares influenciam o funcionamento do corpo para o bem e para o mal. A ingestão de álcool, embutidos, carnes processadas e alimentos ricos em gordura e açúcar já estão claramente associados a maior chance de desenvolver câncer.

Converse com seu médico ou nutricionista para ter orientações mais específicas e auxílio no caminho para uma vida mais longa e saudável.

 

Referência:

Associação Brasileira de Nutrologia.

Diretoria de Relacionamento com Segurados
Responsável Técnico: Diretor de Provimento de Saúde Antonio Quinto Neto
Autoria: Dra. Michelle Lise, perita médica e auditora do IPE Saúde
Revisão e edição: Raquel Schneider, jornalista.

 

 

IPE Saúde