Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Câncer de mama é foco de material de prevenção e promoção à saúde

Publicação:

mama
O Outubro Rosa é um projeto internacional iniciado nos anos 1990 que busca trazer informação sobre a doença. - Foto: IPE Saúde / Divulgação

Neste mês, a área de Prevenção e Promoção à Saúde do IPE Saúde traz informações sobre o Câncer de Mama, em mais uma ação temática do IPE Saúde em prol do mês de conscientização sobre a doença. Confira o material na íntegra neste link

Entre as atividades, também se destaca a parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) para a promoção da palestra Saúde Integral da Mulher e Outubro Rosa, com a psicóloga especialista em Psicossomática pela ABMP-RS e Unisinos e cooordenadora do Setor de Psicologia da Aapecan, Fernanda Aver Pupe. O evento online acontece nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, às 10h, com transmissão através deste link. Na ocasião, serão tratadas questões ligadas à saúde física e também espiritual (não relacionada à religião) da mulher, bem como a importância da prevenção do Câncer; causas, sintomas, entre outros assuntos relacionados ao tema.

Mamografias gratuitas em outubro

Durante todo o mês de outubro, usuárias do IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos têm isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer um dos hospitais ou clínicas credenciado(a)s. 

Para quem se enquadra nos critérios elencados, basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado e realizar o exame preventivo de mamografia – a isenção é garantida automaticamente (condição válida para um exame por pessoa). Veja mais informações na página do Outubro Rosa.

Sobre a Aapecan

A Aapecan é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos – Organização da Sociedade Civil - que conta com unidades em 14 cidades do Rio Grande do Sul, sendo que dez delas possuem Casa de Apoio, com acolhimento institucional provisório. A missão é atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano-emocional, bem como financeiro-material a pessoas com câncer, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a estes usuários e familiares. Saiba mais sobre o trabalho da instituição clicando aqui.

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde