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IPE Saúde | Teleconsulta Médica

O que é?

A teleconsulta é uma solução implementada durante a pandemia do coronavírus, com foco em garantir a assistência aos segurados e a prestação de serviços dos profissionais de saúde à distância. A medida, que tem caráter excepcional e temporário, possibilita consulta por meio digitais sem cobrança de coparticipação para o segurado.

O horário da consulta e forma de contato são definidos entre o usuário e o médico. O primeiro passo, portanto, é o contato prévio do usuário com o prestador, para fazer o agendamento por teleconsulta. A partir daí, o usuário solicita a teleconsulta na área própria do site, indicando o número de inscrição do profissional no CRM. 

O médico receberá, via SMS, mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, a mesma estará autorizada. 

A realização de consultas médicas em regime de teleconsulta observará os limites previamente estipulados de consultas por especialidade (por exemplo, três consultas no mês para um mesmo CRM para especialidades como Ginecologia, Obstetrícia, Psiquiatria, Pediatria, Cancerologia).  

É responsabilidade do prestador selecionado dispor dos meios de tecnologia necessários para a realização de consultas médicas em regime de teleconsulta. O beneficiário, por sua vez, precisa estar com situação regular junto ao plano para usufruir da modalidade.  

Além disso, destaca-se que as requisições de exames expedidas pelo meio eletrônico, por médicos credenciados ao IPE Saúde, devem ser aceitas pela rede de prestadores de serviço do Instituto, sendo consideradas as mesmas diretrizes para emissão de receitas e atestados médicos à distância, previstas na Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, de 20 de março de 2020. Veja mais detalhes no Comunicado 07/2020 .

Forma de Solicitação

A teleconsulta é feita em duas etapas, na seguinte ordem: primeiro, o segurado precisa fazer a solicitação e depois o prestador deve fazer a autorização.

SEGURADO: faça aqui a sua Solicitação de Teleconsulta

PRESTADOR: faça aqui a Autorização de Teleconsulta

Atenção prestador: confira neste link a Ordem de Serviço sobre o assunto com explicações sobre a Teleconsulta.  Em caso de dúvidas, envie e-mail para: teleconsulta@ipesaude.rs.gov.br.

IPE Saúde