Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde | Habilitação de Dependentes

O que é?

A inclusão de dependentes legais é feita sem qualquer acréscimo na contribuição mensal do segurado principal. Para algumas classes de dependentes, a habilitação é simples e NÃO necessita de abertura de processo administrativo. É o caso de cônjuges (civilmente casados); filhos(as) menores de 18 (dezoito) anos; filhos(as) estudantes (de 18 a 24 anos)  e ex-cônjuge e ex-convivente com pensão alimentícia em nome próprio (e não aqueles que recebem em nome de filhos). 

Para todas as outras situações, é necessário abrir um processo administrativo com a documentação pertinente. Veja mais abaixo como proceder.

Para informações sobre carências, consulte este link.

Forma de Solicitação

Atenção: a inclusão de NETOS acontece através do PAC - veja as informações neste link.

Para realizar a habilitação, é necessário o preenchimento do devido formulário e envio de documentos digitalizados diretamente através do site do IPE Saúde. 

Algumas habilitações exigem abertura de processo administrativo pois envolvem uma análise mais detalhada da documentação. Nestes casos, o prazo necessário para o retorno da solicitação é maior. 

Clique abaixo conforme o caso para encaminhar a solicitação:

1) HABILITAÇÕES QUE NÃO EXIGEM PROCESSO ADMINISTRATIVO:

2) HABILITAÇÕES QUE EXIGEM PROCESSO ADMINISTRATIVO:  

Se você já leu as orientações sobre os documentos necessários e ainda assim ficou com dúvidas, o Setor de Habilitação de Dependentes atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (51)3210-5706.

IPE Saúde