Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dependente Estudante

Para a PRIMEIRA VEZ que for feita a habilitação, é preciso encaminhar o pedido junto ao IPE Saúde  - veja aqui como fazer.

Depois que o estudante está habilitado, o titular deve fazer a RENOVAÇÃO SEMESTRAL de seu dependente de forma online, diretamente no site, clicando aqui.

Veja perguntas frequentes sobre o tema:

Somente o segurado principal poderá fazer a solicitação da renovação de seus dependentes já habilitados como dependentes estudantes. 

Os períodos considerados como semestres letivos, vigência da renovação e prazos para realização são os seguintes:

SEMESTRE LETIVO VIGÊNCIA PERÍODO PARA RENOVAÇÃO
1º semestre 01/02 a 31/08

Início: primeiro dia de vigência, ou seja, no dia 01/02.

Término: último dia da vigência, ou seja, no dia 31/08.

2º semestre 01/08 a 31/03 do ano seguinte

Início: primeiro dia de vigência, ou seja, no dia 01/08.

Término: último dia da vigência, ou seja, no dia 31/03 do ano seguinte.


O dependente que não realizar a renovação até o prazo final da vigência do semestre (31/03 ou 31/08) ficará com o acesso ao IPE Saúde suspenso até que regularize sua situação.

Sim, o cartão e a senha permanecem inalterados. 

É necessário que o dependente do segurado esteja matriculado em ensino regular, em algum dos seguintes cursos:

  • Ensino fundamental, inclusive EJA
  • Ensino médio, inclusive EJA e médio-técnico
  • Ensino superior, presencial ou EAD, em instituição no Brasil ou no exterior
  • Pós-médio técnico, com 600 horas/aula ou mais, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED)
  • Pós-graduação ou extensão, presencial ou EAD

Não são aceitos comprovantes de matrícula em cursos preparatórios (pré-vestibular, para concursos, etc), profissionalizantes, de idiomas e demais cursos livres.

Comprovante de matrícula; RG e CPF do dependente. E nos casos de menor sob guarda e tutelado, também é preciso apresentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a Certidão de Benefício do INSS. 

O segurado principal será informado por SMS, e-mail e poderá consultar a situação na página de renovação de dependente estudante. 

O segurado principal deve acessar o serviço digital e verificar quais documentos estão sendo solicitados e anexá-los. A situação do dependente será regularizada após nova análise dos documentos.

Não, pois o dependente precisa ser solteiro. Neste caso o próprio dependente deve solicitar a permanência como dependente optante. (mais informações sobre OPTANTE neste link).

Antes de o dependente completar 24 anos, o IPE Saúde envia uma correspondência ao endereço do segurado, por isso é importante sempre manter os dados atualizados junto ao Instituto. Ao completar 24 anos o dependente perde a condição de dependente estudante e, caso o segurado principal queira manter o dependente com assistência à saúde, o titular deverá solicitar a permanência do dependente no Plano de Assistência Complementar (mais informações sobre PAC neste link). 

Neste caso o segurado principal deverá solicitar a permanência do dependente no Plano de Assistência Complementar (mais informações sobre PAC neste link).

 

IPE Saúde