Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hábitos de vida contribuem para evitar o câncer de mama

Palestra abordou fatores de risco, fatores protetivos e outras informações sobre o tema

Publicação:

palestra
Cooordenadora do Setor de Psicologia da Aapecan, Fernanda Aver Pupe conduziu palestra online. - Foto: IPE Saúde / Divulgação

Até 40% dos cânceres poderiam ser evitados por hábitos alimentares mais adequados e por atitudes como deixar de fumar e a prática de atividades físicas. Além disso, a detecção precoce pode significar 95% de chance de cura: “Precisamos reforçar a importância do autocuidado constante e da detecção precoce. Quem procura, acha e cura”, reforçou a psicóloga especialista em Psicossomática pela ABMP-RS e Unisinos e coordenadora do Setor de Psicologia da Aapecan, Fernanda Aver Pupe, na palestra Saúde Integral da Mulher e Outubro Rosa, promovida nesta sexta-feira (15/10). O evento foi uma parceria entre o IPE Saúde e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).

A psicóloga lembrou também sobre a importância de administrar o estresse e de desenvolver a espiritualidade. “Não necessariamente no sentido da religiosidade, mas é importante compreendermos a espiritualidade como algo que nos dá energia de vida, para além do corpo e da mente”, aponta. Especificamente em relação às mulheres, ela buscou provocar uma reflexão. “Você cuida de si como cuida dos outros? Embora tenham uma atitude preventiva comprovadamente mais atenta à própria saúde do que os homens, as mulheres priorizam outras pessoas em suas vidas. Precisamos, como mulheres, olhar com o mesmo cuidado para nós mesmas”, apontou.  

Fernanda tratou ainda sobre os sintomas do câncer de mama, fatores de risco e de proteção e realizou um alerta: no âmbito do SUS, em 2020, um milhão de mulheres deixaram de fazer os exames preventivos de câncer de mama, como a mamografia. “Precisamos alertar as mulheres de nossas vidas sobre a importância da realização deste exame, pois estamos deixando de detectar a doença”. 

Nos casos em que há diagnóstico confirmado, a especialista ressalta que uma perspectiva propositiva em relação ao assunto pode fazer a diferença. "Muitas pessoas se questionam 'por que eu, por que tinha que acontecer comigo?'  Mas a pergunta deve ser "como" vou lidar, o que posso fazer a partir disso? Há inclusive pacientes que relatam que suas vidas mudaram para melhor depois", aponta. 

Mamografias sem custo pelo IPE Saúde até o final do mês

Durante todo o mês de outubro, usuárias do IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos têm isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer um dos hospitais ou clínicas credenciado(a)s. 

Para quem se enquadra nos critérios elencados, basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado e realizar o exame preventivo de mamografia – a isenção é garantida automaticamente (condição válida para um exame por pessoa). Veja mais informações na página do Outubro Rosa.

Sobre a Aapecan

A Aapecan é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos – Organização da Sociedade Civil - que conta com unidades em 14 cidades do Rio Grande do Sul, sendo que dez delas possuem Casa de Apoio, com acolhimento institucional provisório. A missão é atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano-emocional, bem como financeiro-material a pessoas com câncer, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a estes usuários e familiares. Saiba mais sobre o trabalho da instituição clicando aqui. 

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde