Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Idade avançada exige cuidados redobrados na prevenção ao coronavírus

Publicação:

idosos
Público acima dos 60 anos representa 28, 53% dos segurados do IPE Saúde

Os idosos são o grupo mais vulnerável a complicações graves provocadas pela covid-19 e este dado é especificamente preocupante para o Rio Grande do Sul, estado que tem o mais alto Índice de Envelhecimento do Brasil - relação existente entre o número de idosos (pessoas com mais de 60 anos de idade) e o número de jovens (pessoas com idade entre 0 a 14 anos). Na década de 70, o Rio Grande do Sul apresentava uma distribuição etária com 39% da população na faixa de zero a 14 anos, 55,2% na faixa de 15 a 59 anos e 5,8% acima de 60 anos. Em 2010, 1.459.597 gaúchos contam com mais de 60 anos, representando 13,6% da população*.

No caso do IPE Saúde, que atende a mais de um milhão de segurados (cerca de 10% da população gaúcha), há 288.078 pessoas com 60 anos ou mais, em consulta ao sistema no mês de março de 2020 - um percentual de 28, 53% de todos os segurados. Diante dos dados, o IPE Saúde reforça a importância dos cuidados necessários na prevenção desta parcela da população - em especial, o isolamento social e a higiene adequada e frequente das mãos, objetos e ambientes de circulação. 

O IPE Saúde está prestando todos os atendimentos de forma online - veja as orientações sobre os serviços nesta página. 

Confira também a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde com medidas de prevenção, disponível neste link. Outros materiais também podem ser acompanhados em nossa página de informações sobre a pandemia

Abaixo, é possível assistir à campanha sobre a prevenção para o público de mais idade.

00:00:00/00:00:00

Prevenção e isolamento social para público idoso

Vídeo produzido pelo Ministério da Saúde sobre cuidados do público idoso

 

*Dados do atlas socioeconomico do Rio Grande do Sul 

IPE Saúde