Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outubro Rosa - isenção em mamografias

outubro rosa2
- Foto: IPE Saúde / Divulgação

Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença (Inca).

A identificação precoce do câncer de mama pode garantir chances de 95% de cura e, por este motivo, o IPE Saúde integra-se à Campanha do Outubro Rosa com foco na prevenção. Durante todo o mês de outubro, usuárias do IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos terão isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer um dos hospitais ou clínicas credenciado(a)s.  A ação poderá beneficiar cerca de 300 mil mulheres no Estado.

Para quem se enquadra nos critérios elencados, basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado e realizar o exame preventivo de mamografia – a isenção é garantida automaticamente (condição válida para um exame por pessoa). Vale ressaltar que o pico de incidência de câncer de mama nas mulheres ocorre entre os 55 e 64 anos de idade, sendo que só 2% dos diagnósticos são realizados em mulheres abaixo de 35 anos.

MAMOGRAFIAS GRATUITAS - COMO FAZER

  • É necessário ter IPE Saúde ativo e idade entre 40 e 75 anos.

  • Ter uma requisição de médico(a) credenciado(a) do IPE Saúde solicitando o exame.

  • Agendar e realizar o exame preventivo de mamografia em um dos hospitais/clínicas credenciado(a)s do IPE Saúde no mês de outubro.

Para buscar médicos e laboratórios credenciados ao IPE Saúde, basta acessar o Guia Médico, neste link.

MAIS INFORMAÇÕES

Confira a cartilha do INCA "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?" neste link.

Para mais detalhes sobre a Campanha Nacional do Outubro Rosa, clique aqui.  

Neste link do site do Imama, acompanhe outras informações sobre o câncer de mama.

IPE Saúde