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Reembolso

As hipóteses em que pode ocorrer o reembolso de despesas médicas pelo IPE Saúde são: anestesia;   exames que constam na Tabela de Cobertura, mas não têm rede credenciada no município; consultas médicas com cobertura da especialidade, mas sem médicos credenciados no município; despesas médicas ocorridas fora do Rio Grande do Sul, para casos de urgência e emergência; oxigenoterapia;- outros casos específicos.  

Destaca-se, contudo, que o reembolso é feito com os valores de tabela do IPE Saúde, NÃO PELO VALOR INTEGRAL. No caso de quem tem PAMES, o valor do reembolso será em dobro, mas somente em caso de internação hospitalar. 

Veja mais informações clicando nos itens abaixo:

A anestesia, quando realizada em procedimento coberto pelo IPE Saúde, é passível de reembolso conforme os valores dos portes anestésicos definidos na Tabela do IPE Saúde.

IMPORTANTE: no caso de procedimentos realizado no Hospital Blanc, não é possível encaminhar pelo site a solicitação - veja no item mais abaixo as orientações.

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO PARA ANESTESIA, COLONOSCOPIA E ENDOSCOPIA CLIQUE AQUI.

Caso o reembolso de anestesia desejado for outro (por exemplo: ressonância magnética, tomografia, broncoscopia) é necessário abrir processo administrativo. Veja no item mais abaixo as orientações.

O reembolso no caso de necessidade de atendimento médico-hospitalar fora do Estado pode ser solicitado tanto na condição de usuário como na condição de servidor público em serviço.

O reembolso das despesas médicas dos segurados respeitará os valores estipulados nas Tabelas do IPE Saúde e se dará somente nos casos de comprovada emergência médica, a ser auditada pelos Peritos e Auditores Médicos do IPE Saúde.

As despesas médicas ocorridas fora do estado por servidor público por motivo de viagem a trabalho serão reembolsadas integralmente nos casos de comprovada emergência médica, a ser auditada pelos Peritos e Auditores Médicos do IPE Saúde. A viagem de trabalho deverá ser comprovada através da publicação do afastamento do servidor no DOE.

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO NESTES CASOS, CLIQUE AQUI.

Para casos de oxigenoterapia, antes de solicitar o reembolso, é preciso obter primeiro a autorização prévia, através do e-mail autorizacao-previa@ipesaude.rs.gov.br. 
Somente DEPOIS da autorização é que a solicitação de reembolso deve ser feita.

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO NESTES CASOS, CLIQUE AQUI.

Caso tenha realizado procedimento cirúrgico, colonoscopia ou endoscopia, solicite o reembolso da anestesia neste link. Mas se o reembolso de anestesia desejado for outro (por exemplo: ressonância magnética, tomografia, broncoscopia) é necessário abrir processo administrativo.

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO, CLIQUE AQUI.

As despesas referentes às consultas poderão ser reembolsadas somente diante da comprovação da impossibilidade de utilização do serviço em função da inexistência de profissionais da especialidade credenciados na localidade do segurado do IPE Saúde. Caso a localidade conte com algum profissional da especialidade, o reembolso não será devido.

O reembolso respeitará os valores estipulados nas tabelas do IPE-Saúde, que constam na aba Coparticipação e Categorias.

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO, CLIQUE AQUI.

No caso do Hospital Blanc, ocorre o desmembramento dos procedimentos realizados em várias GA´s (guias de atendimento) e neste caso, é preciso abrir um processo administrativo (não pode ser aberto pelo site, pois só há campo para incluir uma GA.)

PARA ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO, CLIQUE AQUI.

O trâmite do processo de reembolso depende do envio da conta hospitalar dos procedimentos realizados para o IPE Saúde, cujo prazo máximo é de 180 dias.

Os segurados podem acompanhar o andamento do processo eletrônico no site do IPE Saúde, clicando aqui.

Para acompanhar os processos administrativos é necessário contato com o Setor de Reembolso de segunda a sexta-feira em horário comercial pelo telefone (51) 3210-5743 ou entrar em contato pelo e-mail reembolso@ipesaude.rs.gov.br.

Com foco em fornecer mais esclarecimentos, a Ordem de Serviço n° 04/2013, em seu anexo, apresenta o Manual do Reembolso, esclarecendo as hipóteses em que o reembolso é possível, bem como os documentos necessários à sua solicitação. Além disso, veja o PASSO A PASSO para solicitar o Reembolso clicando aqui

Em todos os casos de processo administrativo, é preciso preencher, assinar manualmente, digitalizar e enviar por e-mail junto com a devida documentação o FORMULÁRIO PADRÃO

IPE Saúde