Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde participa da abertura oficial do Outubro Rosa no Palácio Piratini

Publicação:

Campanha de isenção para segurados do Instituto acontece desde o início de setembro
Campanha de isenção para segurados do Instituto acontece desde o início de setembro - Foto: Divulgação IPE Saúde

Na manhã desta segunda-feira (06) a Diretora de Relacionamento com o Segurado, Djuliana Cappellari, e equipe, participaram do ato de abertura do Outubro Rosa, no Palácio Piratini. Também integraram o evento o presidente do IPE Saúde, Dr. Paulo Afonso Oppermann, e a Diretora do Imama, Rita Cunha.

Durante a cerimônia o governador Eduardo Leite, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a presidente do Imama, Cintia Seben, apresentaram parceria para qualificar o atendimento de mulheres com câncer de mama.

A campanha, que ocorre pelo sexto ano seguido no IPE Saúde, desta vez foi realizada em duas etapas. Em setembro, as usuárias tiveram direito à isenção de coparticipação em uma consulta ginecológica na rede credenciada; em outubro, além da isenção na consulta ginecológica, o instituto também garante isenção na realização de um exame de mamografia.

A ampliação busca resolver uma dificuldade identificada em anos anteriores: com o aumento da demanda, muitas seguradas não conseguiam agendar consultas e exames dentro do prazo da campanha restrita ao mês de outubro. Ao antecipar o benefício e incluir a consulta ginecológica, o IPE Saúde quer facilitar o acesso, ampliar a adesão e reforçar a importância do cuidado preventivo.

Em relação aos exames de mamografia, segundo cálculos atuariais, são estimados 91.115 exames para 2025. Considerando somente outubro, estão previstas 11.426 mamografias – um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao mesmo período em 2024.

O câncer de mama segue sendo uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo, e a detecção precoce é decisiva para aumentar as chances de sucesso no tratamento. A mamografia é um dos exames mais eficazes para identificar alterações nas mamas ainda em estágios iniciais.


Roberta Marques / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde