Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ambientalista José Lutzenberger será pintado no edifício-sede do IPE Prev e do IPE Saúde

Publicação:

lutz
Painel vai retratar ambientalista. - Foto: Kelvin Koubik / Divulgação

A fachada lateral no Edifício-Sede do IPE Prev e do IPE Saúde servirá de tela para o artista visual e muralista Kelvin Koubik. A pintura faz parte da programação do evento cultural Virada Sustentável 2022, que chega a sua sétima edição e acontecerá no mês de novembro em Porto Alegre.

Além da posição estratégica da parede de 50 metros de altura, o Edifício-Sede foi escolhido pela sua representatividade para o povo gaúcho. A inauguração da obra contará com a presença de autoridades e dos servidores.

O ambientalista gaúcho José Lutzenberger receberá uma homenagem na Virada Sustentável 2022, que chega à sétima edição em Porto Alegre. Ele será retratado em um mural de 50 metros de altura, pelo artista Kelvin Koubik, no prédio do IPE, na Avenida Borges de Medeiros. A inauguração está prevista para 17 de novembro, durante o evento (saiba mais sobre a iniciativa no fim do texto). Além de valorizar a luta de Lutz pela preservação ambiental, o ato marcará os 20 anos da morte dele, que também foi agrônomo, escritor, filósofo e paisagista. 

O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com apoio da prefeitura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Gaia e patrocínio de CEEE Equatorial, Sulgás e Tintas Renner.

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Em Porto Alegre, chega à sétima edição de 11 a 27 novembro. Saiba mais no site https://www.viradasustentavel.org.br/

Sobre Kelvin Koubik

Kelvin Koubik é Artista Visual e Muralista. Natural de Porto Alegre, iniciou sua trajetória aos treze anos de idade na Arte Urbana através do grafitti, sete anos depois ingressou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde fez sua formação acadêmica.

Muralista contextual, Koubik procura compreender a cultura do local onde irá intervir para desenvolver propostas únicas e conectadas com o ambiente em que se encontra, sempre com um olhar atento as questões sociais e ambientais. Desenvolveu projetos para diversas agências de publicidade, escritórios de arquitetura e grandes marcas. Atuando em murais públicos e privados, dialoga com pintura tradicional e Arte Contemporânea, e dessa forma transita entre Arte Urbana e Galerias de Arte.

Desde 2014 seu ateliê se localiza no Vila Flores, um importante centro cultural do distrito criativo de Porto Alegre. 



Ascom IPE Prev / IPE Saúde

IPE Saúde