Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fevereiro Roxo e Laranja

fevereiro roxo e laranja
-

O mês de fevereiro é marcado por duas cores no que tange a prevenção à saúde: o fevereiro roxo, que procura mostrar à população a importância da conscientização sobre três doenças crônicas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já o fevereiro laranja procura desenvolver um alerta sobre a prevenção da leucemia, que é conhecida como uma neoplasia maligna que afeta indivíduos de diversas idades.

O objetivo das temáticas reside em informar sobre doenças que, por serem incuráveis, precisam de foco maior na prevenção e tratamento, de modo amenizar as consequências, proporcionando uma melhora na condição da vida dos pacientes.

Confira, abaixo, informações sobre as doenças:

Lúpus: Doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins. Essa patologia destrói os tecidos saudáveis do corpo pelo próprio sistema imunológico. O tratamento da pessoa com LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico), depende do tipo de manifestação apresentada e deve portanto, ser individualizado. Estes indivíduos, independentemente de apresentarem ou não manchas na pele, devem adotar medidas de proteção contra a irradiação solar, evitando ao máximo expor-se à “claridade”, além de evitar a “luz do sol” diretamente na pele, pois, além de provocarem lesões cutâneas, também podem causar agravamento da inflamação em órgãos internos como os rins. Outra medida importante é a manutenção de atividade física regular, preferencialmente aeróbica, que ajuda não só para o controle da pressão e da glicose no sangue, mas também contribui para melhorar a qualidade dos ossos, evitando a osteoporose e melhorando o sistema imunológico.

Alzheimer: a doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. O tratamento deve ser multidisciplinar, contemplando os diversos sinais e sintomas da doença e suas peculiaridades de condutas.

Sobre a doença de Alzheimer, confira o vídeo do neurologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Matheus Strelow:

00:00:00/00:00:00

Fevereiro Roxo: conscientização sobre Alzheimer

neurologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Matheus Strelow explica sobre a doença. Crédito: IPE Saúde

Fibromialgia: A Organização Mundial da Saúde define Fibromialgia como uma condição de dor generalizada, associada à fadiga extrema, alterações no sono e distúrbios cognitivos. Caracterizada como uma síndrome altamente prevalente e incapacitante, ela afeta principalmente mulheres, com faixa etária entre 20 e 55 anos. A Fibromialgia não tem cura e seu tratamento visa reduzir a sintomatologia e melhorar a qualidade de vida do paciente através de tratamento farmacológico e de terapias alternativas.

Leucemia:  A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. O tratamento pode ser diferente para cada paciente, dependendo de fatores como o tipo e estágio da doença. A leucemia coloca em evidência a conscientização sobre a necessidade da doação de sangue e medula óssea, já que é onde é formado o sangue e onde se inicia a doença.

Fontes:

https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/o-tratamento-do-lupus-eritematoso-sistemico/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2020/portaria-conjunta-13-pcdt-alzheimer-atualizada-em-20-05-2020.pdf

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/11/lei-institui-o-dia-nacional-de-conscientizacao-e-enfrentamento-da-fibromialgia#wrapper

https://bvs.saude.gov.br/bvs/saudelegis/Saes/2021/poc0004_08_03_2021.html

IPE Saúde