Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

José Paulo Leal - Em Memória

Uma vida com propósito

Biografia de José Paulo Leal (1955- 2017)

Nascido em Porto Alegre, no dia 9 de julho de 1955, filho de Ovídio Leal - hoje com 93 anos - e Ludinira dos Santos Leal - já falecida. Aos 12 anos de idade, Paulo já ajudava a sua família vendendo pastéis que sua mãe preparava e assim iniciou uma trajetória de persistência, superação e responsabilidade. Em julho de 1979, casou com Dulcinéia Camacho e, junto a ela, formou uma família com dois filhos - Gustavo e Paulo Augusto. Sua atuação no IPE Saúde, a partir de 2006, foi marcada pelo estudo aprofundado de alternativas financeiras ao Instituto, principalmente na Diretoria de Saúde, onde coordenou diversos projetos que até hoje são essenciais para o Sistema como um todo.


Bacharel em Ciências Contábeis formado pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas; Técnico em Contabilidade formado pela Escola Técnica da UFRGS; Pós-Graduado em Contabilidade, Auditoria e Finanças Públicas pela UFRGS e Pós-Graduado em Gestão Fazendária pela PUC-RS. Paulo Leal trabalhou por mais de 20 anos na Companhia Carris Porto-Alegrense, tendo desempenhado funções como Gerente Contábil e Financeiro e Chefe da Seção de Contabilidade, onde coordenou importantes projetos, como a implantação do Sistema de Passagem Escolar Unificada no Município de Porto Alegre.


Na Secretaria Municipal dos Transportes da Prefeitura de Porto Alegre, atuou como Coordenador de Transportes e Chefe da Equipe de Economia, onde elaborou estudos sobre a situação econômico-financeira das empresas do Setor de Transporte Coletivo de Passageiros por ônibus de Porto Alegre; integrou a equipe que desenvolveu o Projeto de Padronização Contábil do Setor de Transporte por ônibus; e coordenou a implantação da Unidade Taximétrica nos Táxis de Porto Alegre.

Em 1994, através de concurso público, Leal foi empossado no Cargo de Auditor de Finanças Públicas Estadual, lotado no Tesouro do Estado do RS. Na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do RS, coordenou a elaboração da Prestação de Contas do Governador, de 1994 a 1997, e coordenou o grupo de estudos que definiu os critérios de Análise da Capacidade Financeira de Licitantes. Coordenou a III Jornada Brasileira de Controle Interno, realizada em Porto Alegre em 1998; o Projeto de Custos da FEPPS e representou a CAGE no Programa de Qualidade da SEFA.
Desenvolveu o Projeto SIG-RS - Sistema Integrado de Gerenciamento e Avaliação da Administração Pública; coordenou o Projeto Custo do Estado e participou do Grupo de Racionalização de Rotinas da CAGE e do Projeto Custos da Autonomia Financeira na Secretaria da Educação.

No ano 2000, Paulo Leal participou da Comissão de Custos Hospitalares do IPE (Portaria IPERGS 66, de 10 de abril de 2000) e desenvolveu a Metodologia de Apuração e Avaliação de Custos dos Hospitais Conveniados com IPE, aprovada por todas as entidades que representam os hospitais.

No Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, coordenou a Comissão de Estudos de Contabilidade Pública no biênio 2004/2005. No Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, atual Sindifisco, Leal foi Secretário-geral e coordenou o Prêmio Gestor Público de 2004 a 2006, participando da elaboração, da Concepção e Regulamentação do Prêmio Gestor Público. Também foi co-autor do Livro Guia de Projetos Públicos Municipais – edição de 2004.
Ainda foi Professor de cursos de Pós-graduação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.  Sua trajetória profissional foi marcada por vários registros de Votos de Louvor e de Agradecimentos por excelentes trabalhos prestados. 

Leal no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS.

No ano de 2006, indicado pela União Gaúcha em Defesa da Previdência Social Pública, José Paulo Leal passou a exercer função de Assessor Especial no IPERGS, sendo Coordenador do Projeto Gestão Eficiente do IPE – Saúde, de 2006 a 2011 e do Projeto Gestão do IPE – Saúde, de 2012 a 2013.
Sua atuação foi marcada pelo estudo aprofundado de alternativas financeiras ao Instituto, principalmente na Diretoria de Saúde, onde coordenou a implantação do Sistema de Controle de Consultas por PINPAD, a implantação da Auditoria Eletrônica de Contas, a implantação da Transmissão Eletrônica de Contas de Internação Hospitalar e Atendimento Ambulatorial e a Aplicação do novo critério de Revisão Eletrônica Especial de Contas através de modelos matemáticos.

José Paulo Leal recebendo homenagem do IPERGS em 2014.
José Paulo Leal recebendo homenagem do IPERGS em 2014.

Em 2010, coordenou a implantação da Conciliação Geral de todas as contas de atendimentos realizados, no período de 2005 a 2009, por todos os prestadores, que visava apurar quaisquer diferenças financeiras entre os valores da contabilidade do IPE e dos seus credenciados: apurando definitivamente quaisquer pendências financeiras pelo processo de conciliação, realizando o recálculo de todas as contas, inclusive dos valores glosados. Através da SRN – Analítica (solução tecnológica disponibilizada pelo IPE) o prestador ao informar eletronicamente os dados requeridos, poderia gerar novos créditos, sendo que os dados informados na Solicitação Eletrônica de Recálculo de Notas – SRN seriam detalhados para fins de Auditoria do IPE.

Leal na SEFAZ

Na Secretaria da Fazenda , Leal recebeu o Prêmio Talentos do Tesouro do Estado do RS com o Projeto: “Precificação de Insumos do IPE – Saúde”, em 11 dezembro de 2014 .
Atuando na DEQG - Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais de Qualidade do Gasto - Leal coordenou os Projetos Preço de Referência de Medicamentos com base na Nota Fiscal eletrônica e Matriz de Financiamento. Integrou ainda, o Grupo de Estudos do Novo Modelo de Remuneração aos Prestadores de serviços do IPE – Saúde, conforme Portaria do Governador.

Jose Paulo Leal e colegas em frente a SEFAZ
Jose Paulo Leal e colegas em frente a SEFAZ

No dia 14 de junho de 2017, Leal apresentou um de seus últimos projetos: A Precificação de Insumos do IPE-Saúde, que tinha como pressuposto básico o custo de referência de todos os insumos, norteados pelo valor de mercado e atrelados à escolha das fontes, possibilitando a comparação entre o custo real e o custo de referência, a fim de atestar se os custos são equivalentes, se há sobrepreço ou subpreço. Uma série de cruzamentos de informações disponíveis no relatório a partir da aplicação da metodologia possibilitavam verificar a precificação completa, com todos os cálculos de sobrepreços (valores acima do preço de mercado), bem como sugestões de redistribuição da economia gerada para melhoria do serviço.

José Paulo Leal apresentando Projetos para o IPE
José Paulo Leal apresentando Projetos para o IPE

Na ocasião da apresentação deste projeto, Leal explicou que: “sem a aplicação dos preços de referência, o custo projetado para os itens em 2017 era de R$ 1,1 bilhão e com a aplicação, o valor iria para R$ 490,3 milhões, ou seja, um ganho financeiro e diversas vantagens. Mas a principal delas é poder oferecer um plano de melhor qualidade a cerca de um milhão de pessoas”.

José Paulo Leal faleceu no dia 15 de agosto de 2017, deixando um legado imensurável de competência e protagonismo. Extremamente compromissado com as obrigações, Leal sempre procurou exercer suas atividades dentro dos limites da ética profissional e da honestidade.
Segundo sua esposa Dulcinéia, Paulo foi sempre muito exigente com ele mesmo, com a família e até com colegas e amigos, quanto à dedicação profissional e à resposta à sociedade.

Trabalhou dos 12 anos até aos 62 anos, sempre com o mesmo entusiasmo em contribuir para uma sociedade com mais inclusão social. Costumava dizer que trabalhava todos os dias como se fosse o primeiro dia e estivesse em estágio probatório. Tinha um lema: “Se me der a tarefa de construir uma casinha de cachorro, sem dúvida, vou me esmerar para construir a mais perfeita”.

Ainda em 2016, José Paulo Leal realizou o sonho de fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Foram dois anos de planejamento e organização até dar início à Peregrinação. Seu desejo em fazer esta Peregrinação seria uma forma de autoconhecimento, de reflexão sobre a vida e seus percalços.

Realizando a palestra "Em busca de propósito".
Realizando a palestra "Em busca de propósito".

Leal chegou a compartilhar o aprendizado que obteve ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela com colegas da Secretaria da Fazenda, através da Palestra “Em busca de Propósito”, onde relatou sua experiência ao longo de 32 dias de caminhada, completando cerca de mil quilômetros de desafios e reflexões. “Sou muito feliz por terminar minha carreira falando não de assuntos técnicos, mas de emoções, do que vivi.”, afirmou Leal, na ocasião. “Se tivesse que resumir em uma frase o que aprendi, eu diria que, quando existe propósito, tudo faz sentido na vida”, concluiu. 

Em 06 de junho de 2023, no 9º andar da sede do Instituto, a sala de reuniões da Presidência do IPE Saúde recebeu uma placa em homenagem à contribuição e protagonismo de Leal à Autarquia, passando a ser denominada “Sala José Paulo Leal”. 

Placa Sala José Paulo Leal
Placa Sala José Paulo Leal

Pela imensurável colaboração junto ao Instituto, prestamos homenagem e reconhecimento a José Paulo Leal, um profissional diferenciado que esteve absolutamente comprometido com a responsabilidade de melhorar a assistência à saúde de “um milhão de vidas”. Que possamos honrar diariamente a passagem deste grande homem pelo Instituto e que seu nome seja sempre lembrado como um farol a guiar o propósito maior da existência do IPE Saúde. 

IPE Saúde