Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procergs reativa central de dados e sistemas do IPE Saúde voltam a operar

Publicação:

Atendimento telefônico e presencial segue suspenso devido à inundação que atingiu o prédio.
Atendimento telefônico e presencial segue suspenso devido à inundação que atingiu o prédio. - Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

Nesta quarta-feira, 29, os sistemas informatizados do IPE Saúde retornaram a operação. O processo de reativação começou no sábado, quando a Procergs, que gerencia os sistemas, deu início ao religamento do seu Data Center, desligado preventivamente desde o dia 6 de maio devido aos alagamentos que atingiram a sede da companhia. 

Segundo a Procergs, o processo de religamento foi extenso, complexo e composto por diversas etapas, e contou com mais de mil profissionais envolvidos. Com a reativação da central de dados, o IPE Saúde volta a contar com seus principais sistemas informatizados - mesmo que ainda com instabilidades -, como o Pin Pad, sistema em que o segurado passa o cartão; o Sistema Médico Hospitalar, que faz a gestão dos prestadores de serviço; e o Portal do Segurado e App do IPE Saúde, que dão acesso aos serviços dedicados aos usuários.

Durante o período em que os sistemas estiveram fora do ar, o IPE Saúde, através do gabinete de crise, tomou diversas medidas emergenciais que garantiram a manutenção do atendimento aos segurados mais necessitados. Entre as ações implementadas estão a possibilidade de atendimento sem o cartão físico, o atendimento de recém-nascidos e netos sem necessidade de habilitação no plano, a suspensão de prazos, a compensação de encargos para pagamento em atraso da mensalidade de maio e o pagamento dos prestadores por adiantamento.

"Entendemos as dificuldades que o evento climático impôs a todo o estado e trabalhamos firme, tanto para retomar a operação dos sistemas informatizados quanto para garantir o melhor atendimento ao segurado durante o período de crise", destacou o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann.

A partir de agora os segurados podem voltar a acessar os serviços digitais, diretamente pelo site do IPE Saúde ou pelo aplicativo. O prazo de retorno dos pedidos está sendo impactado devido ao grande número de demandas represada.

O atendimento telefônico e presencial na sede, em Porto Alegre, segue suspenso temporariamente devido à inundação que atingiu o edifício. O atendimento presencial nas demais regiões do estado podem sofrer alterações, consulte em Programa Facilitadores.

Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde