Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em uma parceria inédita, IPE Saúde e IMAMA unem esforços em prol da prevenção ao câncer de mama. O acordo de cooperação entre as duas instituições prevê o monitoramento de dados de saúde e orientações personalizadas para as usuárias. O projeto tem como foco servidoras ativas, inativas e seus dependentes da Secretaria de Educação, na faixa etária entre 35 e 69 anos.

Na ação, usuárias conversaram por Whatsapp com a assistente virtual Victória, que realizou questionamentos sobre hábitos e características relacionadas à saúde. A partir dos resultados coletados através desta ação inovadora, o IPE Saúde passou a contar com o conhecimento do diagnóstico situacional deste grupo de usuárias com relação a fatores de risco, hábitos e utilização do sistema, como, por exemplo, rotina de exames, estadiamento do câncer, detecção de casos de câncer de mama inicial, o que permite ações mais assertivas com foco na prevenção. Ao mesmo tempo, as usuárias recebem orientações, dicas de saúde e acesso aos serviços de acolhimento disponibilizados pelo IMAMA.

Na conversa com a Victoria pelo Whatsapp, não foi solicitado nenhum tipo de senha e também não foi realizada indicação de prestadores específicos (médicos, clínicas ou hospitais). A usuária fornece unicamente nome e CPF e responde a questões relacionadas a seus hábitos de saúde.

Câncer de mama
No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos (INCA), o que reforça a importância de ações voltadas à prevenção e monitoramento nesta faixa etária.
Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem cerca de 95% de chance de cura.

Saiba mais sobre o IMAMA clicando aqui.

Clique aqui para conferir a Política de Privacidade e Proteção de Dados. 

IPE Saúde