Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Envelhecimento Saudável

WhatsApp Image 2021 05 31 at 09 53 54
O Rio Grande do Sul apresenta o mais alto Índice de envelhecimento do Brasil. - Foto: Divulgação

Envelhecimento saudável

No Brasil, é considerado idoso quem tem 60 anos ou mais de idade. Segundo o IBGE, a população idosa corresponde a 14,3% da população total e a expectativa de vida em 2016 aumentou para 75,7 anos, sendo 79,3 anos para a mulher e 72,1 para o homem.

O Rio Grande do Sul apresenta o mais alto Índice de envelhecimento do Brasil. Aqui, a população acima de 60 anos triplicou nos últimos 50 anos, passando de 5,8% na década de 70 para 18,8% em 2020 - ou seja, corresponde a mais de 2 milhões de gaúchos. Estes dados reforçam a necessidade de se pensar e planejar a vida com atenção à saúde, com foco em garantir que seja possível atingir esta etapa de forma ativa e saudável.

Em 2018, as principais causas de morte dos gaúchos foram doenças do aparelho circulatório (32,7%); seguidas pelo câncer (20,8%); doenças do aparelho respiratório (14,2%); causas externas (13,8%); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (7,4%); doenças do aparelho digestivo (6,1%); e doenças infecciosas e parasitárias (5,0%). Ou seja, em sua maioria, doenças crônicas, que são passíveis de prevenção e tratamento.

Garantir um envelhecimento saudável passa por organizar as finanças e planejar o momento da aposentadoria; ter uma alimentação saudável, com fibras, frutas e vegetais; manter o peso, evitando a obesidade; praticar atividades físicas, em especial musculação, além de fazer exames preventivos e ter um acompanhamento médico ao longo dos anos.

A Geriatria é a especialidade médica que trata do cuidado de pessoas idosas, orienta um envelhecer saudável, acompanha e trata as doenças que surgem nessa fase da vida. O principal objetivo da geriatria é manter a qualidade de vida do indivíduo, cuidando do paciente de forma integral, levando em conta as peculiaridades dessa fase da vida que incluem mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas do processo natural de envelhecimento. No Brasil são idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mas o acompanhamento com o geriatra pode ser iniciado já aos 40 ou 50 anos, de modo preventivo, para orientar sobre como envelhecer de forma saudável.

OMS - Organização Mundial da Saúde

IBGE

https://www.endocrino.org.br

https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/piramides-etarias-e-envelhecimento-da-populacao 

https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/coeficiente-de-mortalidade-geral-e-por-causas

 

Diretoria de Relacionamento com Segurados

Responsável Técnico: Diretor de Provimento de Saúde Antonio Quinto Neto
Autoria: Dra. Michelle Lise, perita médica e auditora do IPE Saúde
Revisão e edição: Raquel Schneider, jornalista.

 

IPE Saúde