Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inaugurado mural de 50 metros de altura no Prédio do IPE

Pintura é homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger

Publicação:

Design sem nome (2)
Mural Lutz foi inaugurado nesta manhã. - Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 25, a pintura que homenageia o ambientalista gaúcho José Lutzenberger. A obra de arte gigante, pintada na fachada lateral do edifício-sede do IPE, tem 50 metros de altura e passa a fazer parte da paisagem da capital gaúcha. O Mural Lutz – como tem sido chamado - é assinado pelo artista visual e muralista porto-alegrense Kelvin Koubik e faz parte da programação da Virada Sustentável 2022. 

Depois de duas semanas de trabalho de Koubik e sua equipe, está pronta a obra que homenageia o ambientalista José Lutzenberger, falecido em 2002. Lutzenberger se destacou mundialmente na luta pela defesa do meio ambiente e da sustentabilidade e, além de ambientalista, foi também agrônomo, escritor, filósofo, paisagista e atuou como Secretário Especial do Meio Ambiente, durante o governo do presidente Fernando Collor. Entre muitos prêmios e criações, ajudou a fundar a Associação Gaúcha de Proteção Ambiental e criou a Fundação GAIA, para promover consciência ecológica e desenvolvimento sustentável. 

Durante a cerimônia de entrega do mural, estiveram presentes o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene; o presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann; a Representante da Secretaria Estadual da Cultura, Ana Fagundes; o Secretário Municipal de Cultura, Gunter Axt; o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm; os organizadores da Virada Sustentável, entre outras autoridades convidadas. 

Os presidentes do IPE Saúde e do IPE Prev entregaram uma placa em agradecimento ao artista Kelvin Koubik, que se emocionou ao falar da pintura: “Foi uma experiência incrível, me sinto honrado de ter sido a pessoa escolhida pra fazer isso. É uma responsabilidade imensa mas quando a família me falou que já estava emocionada em ver o pai eu fiquei muito satisfeito. Essa era minha maior busca.” 

Design sem nome (3)
Kelvin Koubik é homenageado pelos presidentes dos dois Institutos.

As filhas do ambientalista gaúcho, Lara Lutzenberger e Lilly Lutzenberger, também foram homenageadas durante a cerimônia. Lara falou sobre a sensação de ter o pai retratado em uma obra dessa relevância: “é uma emoção enorme, como filha, como cidadã, vivendo nos tempos que nós vivemos. Essa homenagem é gigante e ela, de fato, homenageia a grande pessoa que meu pai foi e o gigantismo que a mensagem dele adquiriu ao longo desses últimos 20 anos desde a partida dele, tanto em termos de relevância quanto de urgência mesmo.”  

Design sem nome (6)
Filhas de José Lutzenberger também são homenageadas.

O presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, destacou a relevância do homenageado e a representatividade de ter uma figura como ele no prédio da autarquia: ”José Lutzenberger é um nome que a história jamais poderá esquecer e que, a partir de agora, estará gravado no prédio do IPE para que seja reconhecido pelas novas gerações e relembrado pelos seus contemporâneos, mas, sobretudo, que a mensagem de Lutzenberger ecoe através do mural e desperte mais consciência em todos nós." 

Depois da cerimônia, que aconteceu no próprio prédio do IPE, os convidados foram até a frente do painel e tiraram fotos com o artista e com os familiares de Lutzenberger.

Design sem nome (4)
Presidentes do IPE Saúde e do IPE Prev e o artista Kelvin Koubik.

Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde