Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde esclarece sobre reajuste nas contribuições de PAC e Pames

Publicação:

logotipo ipe
- Foto: -

Em função de notícias falsas sobre o aumento nas contribuições dos usuários, o IPE Saúde esclarece que não há nenhuma relação entre o reajuste ocorrido e a reunião entre governo e hospitais ou qualquer tipo de pressão da classe médica. A atualização nas contribuições foi feita em cumprimento às Resoluções 2/2018 e 3/2018 e acontece em todos os anos, sempre no mês de junho.

Além disso, cabe destacar que a modificação ocorreu somente para integrantes do Plano de Assistência Médica Complementar (PAC) e do Plano de Assistência Médica Suplementar (Pames), que prevê internação hospitalar privativa, entre outros benefícios. A medida atinge cerca de 280 mil pessoas. No caso dos servidores estaduais, que representam a maioria dos usuários, não há aumento. Também não houve reajuste para os optantes (modalidade de usuários que perderam vínculo com o estado, mas que optaram por permanecerem no plano do IPE Saúde).

Por fim, o percentual de 12,13% foi estabelecido a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também de acordo com previsão legal.

Ascom IPE Saúde

IPE Saúde