Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde e Imama iniciam projeto de prevenção ao câncer de mama

Levantamento de dados de saúde será realizado com servidoras da Secretaria da Educação

Publicação:

2
Parceria vai focar em ações preventivas. - Foto: Lucas Motzkus - ASCOM/SPGG

Em uma parceria inédita, IPE Saúde e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) unem esforços em prol da prevenção ao câncer de mama. O acordo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (12/9) entre as duas instituições e prevê o monitoramento de dados de saúde e orientações personalizadas para as usuárias. O projeto piloto será realizado com servidoras (ativas, inativas e dependentes) da Secretaria de Educação, na faixa etária entre 35 e 69 anos.

As usuárias serão contatadas por e-mail e SMS para conversar com a assistente virtual Victória, que fará questões sobre hábitos e características relacionadas à saúde via Whatsapp. Os primeiros contatos ocorrerão a partir de 15 de setembro.

A partir dos resultados coletados por meio desta ação inovadora, o IPE Saúde terá conhecimento do diagnóstico situacional deste grupo de usuárias com relação a fatores de risco, hábitos e utilização do sistema, como, por exemplo, rotina de exames, estadiamento do câncer, detecção de casos de câncer de mama inicial, possíveis reclamações e melhorias, o que permite ações mais assertivas com foco na prevenção. Ao mesmo tempo, as usuárias receberão orientações, dicas de saúde e acesso aos serviços de acolhimento disponibilizados pelo Imama.

Mais informações estão disponíveis na página do projeto: https://www.ipesaude.rs.gov.br/programa-florescer.

3
Reunião marcou assinatura da parceria - Foto: Lucas Motzkus - ASCOM/SPGG

Câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos (Inca), o que reforça a importância de ações voltadas à prevenção e monitoramento nesta faixa etária.

Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem cerca de 95% de chance de cura.

IPE Saúde