Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Reembolso

As hipóteses em que pode ocorrer o reembolso de despesas médicas pelo IPE Saúde são: 

Anestesia em procedimento cirúrgico

Anestesia em exames (colonoscopia, endoscopia e brocoscopia)

Anestesia em outros exames 

Consulta Exame

Atendimento médico-hospitalar de emergência fora do Estado

Uso domiciliar de concentrador de oxigênio

Atualização dos dados bancários: 

  1. Acesse o serviço Solicitações diversas”;
  2. No campo “Outras observações” digite “atualização de dados bancários 
  3. Anexe fotografia ou digitalização do Cartão da conta bancária (a conta bancária deverá ser do Banco Banrisul e da titularidade dos solicitantes) OU expresse que deseja receber por Ordem de Pagamento.

Caso seja alteração de conta bancária de pensionista estadual, verifique as orientações no site do IPE Prev.

Caso se trate de procedimento realizado no Hospital Blanc:

  1. Acesse o serviço de reembolso administrativo
  2. No campo “Tipo de reembolso” selecione “Outras solicitações”;
  3. No campo “Outras observações” escreva “Hospital Blanc”;
  4. Anexe a nota fiscal.

Reprogramação de Ordem de Pagamento (OP) - no caso de OP não retirada no prazo de 90 dias, encaminhe e-mail com o assunto “Reprogramação de Ordem de Pagamento” para reprogramacao-contabil@ipesaude.rs.gov.br e anexo os seguintes documentos:

  • Fotografia ou digitalização do Cartão da conta bancária de titularidade dos solicitantes OU expresse que deseja receber por Ordem de Pagamento.
  • Cartão IPE Saúde
  • CPF
  • Número do processo de reembolso


    Não encontrou o que procurava?  Encaminhe sua solicitação pelo Fale Conosco.

O trâmite do processo de reembolso de anestesia depende do envio da conta hospitalar dos procedimentos realizados para o IPE Saúde, cujo prazo máximo é de 180 dias.

Acompanhe o andamento:

  • Processos eletrônicos (exemplo: 7xxxxx.2442.xx-x)
  • Processos administrativos (exemplo: 2x/2441-xxxxxx-x)


    Contate o IPE Saúde: Caso conste "Contate o IPE Saúde" no andamento de seu processo, solicitamos que siga os seguintes passos:
    1. Acesse o serviço de reembolso administrativo;

    2. No campo Tipo de reembolso selecioneoutras solicitações; 

    3. No campo Outras observações digite o número do processo; 

    4. Anexe a nota fiscal. 

O trâmite do processo de reembolso depende do envio da conta hospitalar dos procedimentos realizados para o IPE Saúde, cujo prazo máximo é de 180 dias.

Os segurados podem acompanhar o andamento do processo eletrônico no site do IPE Saúde, clicando aqui.

Para acompanhar os processos administrativos é necessário contato com o Setor de Reembolso pelo e-mail reembolso@ipesaude.rs.gov.br.

Destaca-se, contudo, que o reembolso é feito com os valores de tabela do IPE Saúde, NÃO PELO VALOR INTEGRAL. No caso de quem tem PAMES, o valor do reembolso será em dobro, mas somente em caso de internação hospitalar. 

Acesse o PASSO A PASSO com orientações de como solicitar o Reembolso. 

Veja também dúvidas frequentes sobre o assunto. 

IPE Saúde