Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balanço dos 100 dias: gestão para os próximos 50 anos

Publicação:

presidente ipe saude
Presidente Júlio César Viero Ruivo completou seus primeiros 100 dias no cargo. - Foto: Raquel Schneider / IPE Saúde Divulgação

Ao completar 100 dias à frente da gestão do IPE Saúde, o presidente Júlio César Viero Ruivo destaca algumas das principais ações desenvolvidas. Segundo ele, a busca pela aproximação com os prestadores nos mais diversos pontos do estado e a ampliação dos serviços para os usuários figuram como alguns dos princípios norteadores de uma estratégia focada nas próximas décadas. “Apresentamos ao governo um planejamento de 15 metas, com novas propostas, busca de novas parcerias, ações que tornem o IPE Saúde atrativo para o segurado e, ao mesmo tempo, que contempla a sobrevivência financeira, em busca do equilíbrio entre as receitas e despesas” detalha o presidente. Já a aprovação do Plano de Assistência Médica às Entidades de Registro Profissional (PAMERP) representou a consolidação de um plano que garante mais sustentabilidade para o sistema IPE Saúde e a possibilidade do ingresso de novas categorias de usuários. 

Além disso, também vem sendo trabalhada a ampliação dos Procedimentos Gerenciados, uma nova modalidade de negociação que permite maior previsibilidade de custos e mais eficiência nos contratos junto aos prestadores. Uma área específica no site foi criada para a manifestação de interesse dos prestadores nas especialidades de Cardiologia e Nefrologia. Ações de gestão e melhorias de processos também foram foco de atenção, com o fortalecimento do relacionamento junto aos prestadores. Entre os exemplos, está a instituição de grupos de trabalho com a Federação das Santas Casas e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), com objetivo de implementar melhorias nos controles e otimizar processos a partir de diálogos periódicos. A procura pela aproximação ocorreu mesmo durante a fase de maior agravamento da pandemia. “No momento em que todos queriam distância das instituições de saúde, nos esforçamos para ir até elas e alinhar objetivos”, afirma o presidente. 

Já a ampliação dos serviços prestados aos segurados, neste período, tomou forma a partir da celebração de termos aditivos para tratamento oncológico no Hospital Moinhos de Vento, ampliação do atendimento na área de Nefrologia na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas, assim como credenciamento do Serviço de Quimioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé e a nova modalidade de contrato assistencial para a Hemodiálise no Grupo Hospitalar Santiago, assim como em dezenas de outras instituições tanto na capital como no interior do Estado. 

A reabertura de postos de atendimento no Estado, através do projeto Facilitadores, também está em andamento, com a perspectiva de ampliação de parcerias em diferentes locais do Estado. 

O foco na prevenção e promoção à saúde também ganhou destaque com a inauguração de uma área específica do site para o tema (neste link), além da disponibilização da Plataforma Easylife, que garante acesso gratuito a atividades voltadas à saúde e bem-estar a todos os usuários do IPE Saúde.

As ações representam um compromisso com o futuro da instituição, segundo Ruivo. “Queremos seguir trabalhando por estas e outras conquistas que fortaleçam o IPE Saúde”, ressalta. O presidente ressalta ainda a dedicação de todos os servidores nas diferentes frentes de atuação. “Cada conquista é fruto do profissionalismo de servidores muito comprometidas com os resultados do IPE que, mesmo com um quadro reduzido, conta com pessoas que realmente se doam para a instituição”, aponta.

Ascom IPE Saúde

IPE Saúde