Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde e Cage qualificam ações para controle interno

Publicação:

cage foto
Agenda de encontros tem periodicidade quinzenal - Foto: Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

Teve início nesta sexta-feira (06/05) a agenda de reuniões de alinhamento das atividades de controle interno, organizada a pedido do presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, com a delegação da Cage junto à autarquia. Serão reuniões quinzenais em que os temas relevantes analisados pelo controle interno poderão ser apresentados e discutidos para a melhoria da gestão do instituto. A delegação é coordenada pelo auditor do estado, Francisco Etevanes Peres da Silva. O primeiro encontro contou também com a presença do auditor do estado, Cleber Ferreira de Lima, que faz parte da equipe da delegação.

A aproximação é importante porque permite que a Cage de fato exerça o seu papel de realizar o controle prévio, concomitante e posterior dos atos de gestão, conforme Peres. “O presidente, ao assumir a gestão do IPE Saúde, abriu as portas para nos receber e de modo que apresentássemos uma fase prévia do trabalho que está em desenvolvimento, algo que não vinha ocorrendo até então. Isso permite que possam ser adotados os atos de gestão necessários para solucionar o problema antes de ocorrerem prejuízos maiores”, detalha. 

O presidente do IPE Saúde enfatiza o trabalho em conjunto como uma ação estratégica para a gestão. “Esta atuação em parceria faz com que possamos estar atentos ao emprego dos recursos nas suas diferentes etapas e setores, com um acompanhamento técnico e especializado, que nos permite ajustes de forma ágil e transparente”, reforça. 

A Cage, com status de subsecretaria integrante da estrutura da Secretaria da Fazenda, é órgão central do sistema de controle interno do estado do Rio Grande do Sul, atuante nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Auditoria, Integridade e Compliance. Suas funções institucionais são desempenhadas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, junto ao Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado (TCE), englobando a Administração Direta e Indireta do Estado. 

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

 

IPE Saúde